Átimo Software - Soluções inteligentes para novos desafios

As vantagens do Trade para gerenciar a Nota Fiscal

As vantagens do Trade Solution para gerenciar a Nota Fiscal

A Nota Fiscal impacta seriamente no seu negócio, mas o seu objetivo é agilizar, automatizar e integrar os processos de entrada e saída de mercadorias. Neste texto, você verá as vantagens de usar o Trade para gerenciar a Nota Fiscal Eletrônica.

O ERP que a sua empresa usa tem a obrigação de sempre estar atualizado com a gestão vigente e fornecer as ferramentas que levam agilidade para os processos do negócio.

Você pode ver neste post (clique aqui) mais informações mais detalhadas sobre a Nota Fiscal Eletrônica, mas se ficou com dúvidas pode entrar em contato conosco que podemos te ajudar.

Trade Solution vem com o objetivo de entregar controle, rapidez e integração da Gestão Fiscal e operacional da sua empresa, desde a entrada das mercadorias, consultas e registro de saída. Confira os diferenciais:

Segurança e controle de acesso

Uma questão que exige atenção especial é segurança para realizar trasações online ou no momento de transmitir os seus arquivos fiscais pela rede.

Como pré-requisito, para transmitir os dados da NFe, o emissor deve realizar o seu credenciamento na SEFAZ do seu estado e possuir o certificado digital do tipo A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Parametrizações que otimizam o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica

Trade conta com ferramentas que possibilitam a configuração prévia das mercadorias comercializadas, desta forma no momento que as transações são realizadas o usuário já possui todas as informações fiscais necessárias para gerar o documento fiscal.

Este mecanismo traz segurança ao gestor e ao contador responsável, pois trata-se de mais uma garantia que as Notas Fiscais serão emitidas e transmitidas com as alíquotas e enquadramentos corretos, reduzindo a interação do usuário.

Podemos destacar como principais ferramentas:

  • Natureza de Operação: define códigos e alíquotas padrões de acordo com a natureza e tipo de operações realizadas dentro do sistema;
  • Configurar dentro da natureza inicial qual será a natureza de retorno. Exemplo: a natureza de venda é a 5102, então seu retorno será a 1202.
  • No produto é possível definir as alíquotas de ICMS, PIS e COFINS por tipo de operações que a mercadoria poderá sofrer dentro do negócio.

Nota Fiscal Eletrônica na entrada de mercadorias

A entrada de mercadorias é um processo que pode ser extremamente demorado e burocrático, visto que é muito importante prestar atenção em todos os detalhes da entrada física e fiscal.

No Trade Solution o arquivo XML é utilizado para trazer rapidez e segurança na entrada de mercadorias. De forma simples e ágil, o usuário pode importar a NF-e:

  • Mediante a chave de acesso, é possível buscar e trazer todos os dados da NF-e para a sua empresa; ou
  • Tendo em mãos o arquivo XML pode-se realizar a sua importação com apenas um clique.

Esta ferramenta torna o processo de entrada de mercadorias menos trabalhoso e entrega muitas vantagens:

  • Ao processar o arquivo, é realizada a importação de todos os dados informados pelo fornecedor;
  • Ocorre a integração da tributação realizada no fornecedor, minimizando os erros fiscais;
  • Atualização de NCM após a importação;
  • Atualização por WebService das alíquotas, cumprindo a  Lei 12741/2012 (integração a API De Olho no Imposto);
  • Caso o produto não exista na base de dados da sua empresa é possível incluí-lo rapidamente.

Além de todas as vantagens para a sua gestão fiscal, o Trade utiliza estes dados para realizar uma análise e entregar para o gestor informações que impactam no momento de decisão, como histórico de preço praticado pelos fornecedores do produto, período dos preços e uma visão geral do consumo.

Emita Nota Fiscal Eletrônica integrada aos seus processos

A emissão da NF-e utilizando o Trade pode ocorrer automaticamente, respeitando todos os enquadramentos fiscais realizados pelo(s) usuário(s) responsável(eis) da sua empresa. Desta forma é possível garantir que a sua emissão seja realizada com total segurança e sem a interferência de pessoal não autorizado.

integração e prévia parametrização das alíquotas e obrigações fiscais, traz simplicidade para as operações que a sua empresa se enquadra como emissor de NF-e, pois o usuário que as realiza tem todas as informações operacionais em mãos (informações que possuem relevância para o momento) e não precisa se preocupar com os detalhes fiscais. Além disto, esta automatização evita erros de enquadramento, seja por falta de conhecimento do operador ou erro de digitação.

Por exemplo, quando o cliente realiza uma compra na sua empresa, o vendedor ou operador de caixa consegue emitir a Nota Fiscal Eletrônica na hora (com ou sem frete), sem interferir ou alterar qualquer dado fiscal, como as alíquotas e valores de impostos.

Outra ferramenta disponível no Trade é para as empresas que utilizam cupom de venda, onde é possível emitir uma NF-e referenciando um ou vários cupons de venda de um determinado período. Com isto, os dados da NF-e são preenchidos automaticamente e ocorre a integração operacional e fiscal.

Gere e consulte documentos contábeis de forma simples

O Trade conta com ferramentas especializadas em exportação dos seus dados fiscais para contabilidade, como:

  • SPED EFD ICMS/IPI;
  • SPED EFD Contribuições PIS/Cofins;
  • Exporta XML e seus Danfes. ( Tipo de Docs 55, 65, 59, 57 e 58)

O Trade está integrado do DF-e, facilitando o rastreio dos documentos fiscais de terceiros emitidos para o seu CNPJ.

Deixe um comentário

Newsletter

Receba as postagens do blog no seu e-mail e novidades do universo Átimo Software.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro do que está acontecendo.

Postagens recentes

Conheça o Trade Solution