Átimo Software - Soluções inteligentes para novos desafios

Gestão eficiente de produtos e estoque com o Trade Solution

Controle dos produtos e gestão do estoque com o Trade Solution

Um dos segredos para um negócio lucrativo é ter controle dos produtos e gestão do estoque eficiente da sua empresa com um ERP que integra todos os setores da sua emprea.

Certamente, para ter um controle eficiente e ágil é preciso usar um ERP que registre todas as propriedades e fluxos dos produtos.

Portanto é essencial que o ERP analise os dados e converta em informações que ajudem o gestor a tomar decisões.

Trade Solution é um ERP com ferramentas que funcionam sozinhas e/ou integradas, a fim de transformar o controle dos produtos e gestão do estoque em um ponto inteligente do ciclo de vida do seu negócio.

O controle inicia no cadastro

O controle dos produtos e gestão de estoque do Trade Solution é completo, não apenas registra as características comuns do produto, como também as dos seu segmento.

Cadastrar o produto é mais do que apenas inserir dados no software. uma vez que feito de maneira correta é o ponto inicial para um controle eficaz.

Sem dúvida, contar com uma ferramenta completa vai ajudar o seu controle de estoque. No Trade você configura o comportamento dos produtos nos processos, da compra até a entrega para o cliente.

A inclusão correta dos produtos é a base para ter operações com menos erros e resultado real nas análises.

Registrar os atributos do produto

No Trade Solution você tem um cadastro completo do produto de tal forma que atende as especificidades de vários segmentos.

De fato, certos campos que são comuns para todos, como:

  • Identificar o produto: nome, sigla, código, descrição, etc;
  • Anexar imagens e fotos;
  • Classificar pela sua origem, como marca, linha, classe, etc;
  • Dados padrões: GTIN, NCM, NBM.

Em contrapartida, de acordo com o segmento, o produto possui dados específicos. Por exemplo:

  • Produto com venda controlada;
  • Medicamentos;
  • Prestação de serviços;
  • Preço de Atacado;
  • Grade de tamanho e/ou cores.

Agora, se a sua empresa possui duas ou mais unidades, vai poder replicar os produtos para todas com apenas um clique.

Compre e venda produtos com várias medidas

No Trade você tem liberdade para escolher as unidades de medida como quer comercializar os seus produtos.

 

Como resultado dessa flexibilização, é um ERP que respeita a necessidade atual do mercado e acompanha o crescimento do negócio.

Só para exemplificar: um produto pode ser vendido por garrafa e caixa (com 12 garrafas). O cadastro é único, mas nele você informa que vai vender por garrafa e por caixa.

A partir deste momento, ao comprar ou vender, você tem a opção de selecionar a unidade de medida usada. Então, o controle de estoque controla a quantidade pela unidade padrão e suas variações.

Com este controle simples e fácil, o ERP entrega praticidade quando realiza automaticamente as conversões (de quantidade e valor).

Grade de produto

Para os segmentos que trabalham com variações de características de um mesmo produto (como cor, tamanho, numeração), o Trade utiliza estas características para registrar as combinações. Como resultado, aumenta o leque de possibilidades sem perder o controle dos itens cadastrados e o controle do estoque.

Mesmo que pareça algo trabalhoso, no Trade, com apenas alguns cliques acontece a criação das variações do produto.

Em outras palavras, basta o usuário selecionar as características desejadas e clicar em um botão. Agora o Trade cria as combinações e abre uma tela simples para os ajustes finais, como estoque e preços.

Dados para agilizar a entrega

Em primeiro lugar, o cliente valoriza todos os benefícios no momento de realizar uma compra, que vai além do produto.

É provável que uma vantagem seja oferecer a entrega do produto de forma rápida e precisa.

Este processo tem um custo que poder agregado ou não ao custo de venda do produto, mas para saber qual é o valor é necessário registrar as dimensões do produto e sua embalagem.

Ao registrar um produto no Trade Solution, o usuário informa as suas medidas e peso. Então, no momento da venda, o sistema utiliza estes dados da mercadoria e mais as informações do local de entrega do cliente para calcular o valor do frete de forma automática.

Controle de preço ágil

O preço do produto é uma das características que deve receber uma atenção especial dos gestores. É um dos principais fatores que vai determinar o lucro ou prejuízo nas operações.

Uma ferramenta completa deve fornecer mecanismo para que o responsável configure quais fatores irão impactar no preço final do produto.

Falando de forma simples, a fórmula para encontrar o preço final do produto é composto por:

  • Valor da compra;
  • Custo operacional;
  • Carga tributária;
  • Margem de lucro.
 

No momento em que o gestor entende e identifica as variáveis da fórmula, consegue diminuir as chances de ficar no prejuízo. Em contrapartida, o ERP deve ser um aliado para facilitar este trabalho.

As ferramentas do Trade Solution ajudam o seu negócio a percorrer este caminho e determinar os valores de venda ideiais. Por exemplo, é possível adicionar ao cálculo do valor do seu produto:

  • Valor da compra;
  • Valor de impostos agregados a entrada de mercadoria;
  • Custo do frete para a mercadoria chegar no seu estoque;
  • Custo da operação para manutenção do negócio;
  • Carga tributária aplicada no decorrer do ciclo de vida;
  • Margem de lucro mínima por cada tipo de operação.
 

Além da composição do preço do produto, nesta ferramenta certamente é possível registrar as variações de preços finais a serem aplicados na venda, como:

  • Valor da venda normal;
  • Preço de promoção;
  • Venda por atacado;
  • Margem de desconto máximo por classe de acesso do colaborador.
 

Nesse sentido, você deve pensar: “Terei que fazer tudo isto para cada produto que cadastro?”. A resposta é NÃO.

Sem dúvida, o Trade Solution vai agilizar o processo, por isto dispõem de um mecanismo que classifica os produtos e aplica, automaticamente, estes dados.

Por outro lado, isto minimiza os erros na hora de preencher as informações de cada item.

Comissão sobre a venda do produto

Outro grande desafio do gestor é manter a sua equipe motivada, já que o recurso humano reflete diretamente nas vendas.

Além do bom ambiente de trabalho e eter uma equipe sincronizada, é essencial planejar e aplicar de forma clara as políticas de comissões justas.

A equipe precisa confiar no software que calcula, controla e paga as comissões, porque isto evita muitos atritos.

Por ser um ERP que se adapta às necessidades, o Trade permite configurar os parâmetros para calcular a comissão dos seus colaboradores por várias condições, dentre elas:

  • Se a venda do produto gera ou não comissão;
  • Condição da venda;
  • Forma de pagamento.

 

Ainda assim, é possível determinar a base de cálculo da comissão, como:

  • O preço de custo;
  • Valor da venda; ou
  • Até mesmo faixas da comissão por prazo de retorno.

Conjunto dos Produtos

Nesta ferramenta você consegue criar um conjunto (ou kit ou combo) de produtos para vender, não apenas para agilizar a venda, como também atrair o cliente.

Outro recurso é oferecer desconto em um ou mais itens do conjunto, como resultado disto, o cliente fica mais motivado a comprar todos os itens.

Só para exemplificar:

  • Se o seu segmento é material para construção, pode criar um conjunto com louças sanitárias. É composto por: pia, vaso, descarga;
  • Enquanto isto, se o seu segmento é confecção, pode-se criar conjunto para peças de roupa, como camiseta e bermuda.
  • Bem como poser ser usado para montar kits para uma data comemorativa.

 

Na venda, basta selecionar o conjunto e, dessa forma, todos os seus itens são listados e faturados de forma individual.

Produtos Similares

Imagine a situação: o cliente vai até a sua loja pronto para comprar, mas não tem produto no estoque ou o preço está alto. E agora, vai perder a venda? Certamente não por falta de informação.

Nestes casos, o Trade mostra para o vendedor uma lista de produtos que têm as mesmas características daquele que está em falta. Dessa maneira o seu cliente em uma opção e a venda pode acontecer.

Para isto, basta que na tela de Produtos Similares sejam localizados e vinculados os itens com as mesmas características.

Produtos Complementares

Conhecer como os produtos são utilizados é fundamental para entender a necessidade dos clientes.

 

Um dos objetivos do ERP é amparar os seus vendedores, apresentando os dados que ajudam na negociação. Neste caso, mostrar os produtos que se complementam.

Através deste mecanismo é possível fazer a relação das características do produto e a quantidade de consumo sugerida.

Por exemplo, o cliente pede tijolo, mas vai precisar de cimento e areia para ter a sua função. Neste momento o vendedor tem a informação na tela que pode oferecer o cimento e a areia, bem como a quantidade deles.

Localização de Estoque

Ter uma estrutura clara e organizada para guardar os produtos é eficiente para ter o controle e a boa conservação física.

É saudável quando a estrutura física é registrada dentro do ERP. Para isto, o Trade Solution tem a funcionalidade Localização de Estoque e nela você vai indicar onde os produtos são armazenados.

Agora, com o produto e as localizações cadastradas, as movimentações de entrada e saída registram onte o item está. Sendo assim, de forma fácil é possível saber onde os produtos estão e a disponibilidade em cada local.

Fidelizar o Cliente

Outro desafio para as empresas é fidelizar o seu cliente, para que a sua marca sempre venha na mente do consumidor quando ele pensar em comprar.

Com o propósito de melhorar o relacionamento com o cliente, o seu negócio pode adotar a técnica de recompensas.

O Trade Solution entrega os recursos para configurar e gerenciar o Programa de Fidelidade do seu negócio, de acordo com as suas regras e escolhas.

 Certo, mas como isto impacta na Gestão de Produtos? Simples, pelo seu controle é possível configurar se o produto terá efeito sobre este programa de recompensas ou se até mesmo é um produto prêmio.

Informações com um clique

Antes de mais nada, o ERP deve apresentar as informações de forma rápida e clara. Em outras palavras, todo o controle dos produtos e gestão do estoque precisa gerar dados que façam a diferença para o negócio.

Uma forma simples para ter estes dados sobre o desempenho do produto é acessar as suas propriedades.

Como resultado, no Trade você terá de forma rápida e simples:

  • Quantidade de consumo médio mensal, atualizado com base nas movimentações do período;
  • Período para reposição do produto;
  • Fornecedores;
  • Estoque detalhado.

Deixe um comentário

Newsletter

Receba as postagens do blog no seu e-mail e novidades do universo Átimo Software.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro do que está acontecendo.

Postagens recentes

Conheça o Trade Solution