fbpx

6 DICAS

PARA UM

CONTROLE DE

ESTOQUE EFICIENTE

É fato que o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso exige que novas práticas sejam adotadas para você não ficar para trás. Com isso em mente, muitas empresas ao redor do mundo estão colocando como objetivo principal desenvolver um controle de estoque eficiente, no entanto, isso pode ser um investimento alto e consumir muito tempo de suas equipes, principalmente se você não faz ideia por onde começar. Para se ter um controle de estoque de sucesso, você precisa saber o que faz um controle de estoque ser bem sucedido. Não estamos falando apenas de ser organizado e ter tudo colocado no seu devido lugar, mas vamos além: como maximizar produtividade e aumentar sua eficiência enquanto você economiza tempo e dinheiro.

Muitos fatores contribuem para que este objetivo seja alcançado, mas algumas ações são primordiais para garantir sucesso e lucratividade. Para isso, a Átimo Software reuniu algumas dicas para você adotar na gestão de estoque da sua empresa. Confira abaixo:

Criar um padrão

Vamos começar pelo básico: o primeiro passo é analisar a disposição do local para organizar os itens. Em seguida, você pode criar setores dentro do seu estoque, utilizando números, letras ou cores para identificar cada setor. Cada um dos corredores pode ser atribuído para um tipo de item e suas prateleiras para subtipos deste item. Você pode reduzir a chance de erros com etiquetas ou rótulos, boas alternativas para fornecer informações detalhadas dos itens que você trabalha: Corredor A – Estante 1 – Prateleira 2 (CA-E1-P2). Um detalhe importante é saber quais itens possuem maior rotatividade, colocando-os em áreas mais acessíveis para otimizar a performance do estoque.

Estabelecer processos

Um erro mais comum do que se pode imaginar: encarar o estoque como um espaço com coisas dentro. Muitas empresas sabem da importância do estoque, mas nem sempre dão a devida importância. O estoque é um setor, e como todos os outros setores de uma empresa, deve ser criado um mapeamento de processos que define uma rotina para cada atividade, criando regras e políticas específicas para o fluxo de trabalho da sua equipe.

Fatos são mais importante que achismos

É importante que uma empresa tenha sua cultura baseada em fatos e não em achismos. Para isso, é essencial que relatórios sejam analisados constantemente, com todos os detalhes do setor. São estes dados que vão ajudar a otimizar a estrutura e identificar os processos que necessitam melhorias. Indo além, estes relatórios podem estar integrados com os demais setores da empresa. Esta centralização de dados permite que os produtos sejam analisados com mais detalhes, mostrando quais produtos possuem maior e menor rotatividade, quantidade máxima e mínima para se manter de cada produto em estoque, se é viável ou não, com a finalidade de evitar a falta deste produto e ao mesmo tempo o armazenamento em excesso.  

Relacionamento com o fornecedor

A escolha do fornecedor deve estar alinhada com a estratégia/objetivo da empresa. É importante que esta comunicação seja feita de maneira clara e objetiva, mostrando para o fornecedor que ele faz parte dos processos da empresa. Este relacionamento ultrapassa o comum Empresa x Fornecedor, fazendo com que o fornecedor entenda que ele faz parte da sua equipe e que desta maneira está dentro dos processos da empresa como um todo. Tudo deve ser monitorado, de ponta a ponta, para garantir a redistribuição dos produtos de acordo com protocolos preestabelecidos. Não menos importante, a qualidade da prestação de serviço e produtos deve ser analisada, levando em conta prazos e agilidade na entrega, forma de pagamento e outros. Nunca escolha o fornecedor apenas pelo preço.

Conferir antes de armazenar

Por tudo que estamos vendo até agora, o senso comum nos diz que tudo deve ser processado da maneira ideal, mas você tem na sua empresa um processo para ser aplicado e respeitado por sua equipe? Ou cada colaborador que recebe e processa essas mercadorias faz de um jeito diferente? Para que isso não aconteça os riscos de erros sejam mínimos, é necessário que o setor de estoque tenha um processo específico para garantir a qualidade dos produtos. Não é somente assumir que todos os números – aparentemente – batem. É fundamental que a conferência seja feita para evitar problemas comuns na entrega, como enviar um produto no lugar de outro e até mesmo a ausência de um item. Com a nota de recebimento assinada, são poucos os fornecedores que aceitam receber de volta um produto que não confere com o que foi solicitado. O fato é que é necessário um processo específico que garante que todos os itens solicitados estão ali, contados precisamente e assim por diante.

Investir em tecnolodia para Gestão (ERP)

A cada dia que passa estamos com mais tecnologia a nossa disposição. Controles manuais e planilhas já se tornaram obsoletas, sujeitos a erros humanos e é claro, a falta de dados para efetuar um controle eficiente. Independente do porte da sua empresa, existem muitas opções de softwares para ajudar na gestão e eficiência da sua empresa. Entre os benefícios do ERP estão ferramentas que servem para automatizar processos e diminuir erros, além das informações centralizadas e setores integrados que permitem dados e análises de relatórios precisos para tomada de decisões mais seguras para o crescimento da sua empresa.

A ÁTIMO PODE TE AJUDAR COM CONTROLE DE ESTOQUE

Se você ainda não possui um software ERP na sua empresa ou já possui um e ele não corresponde de maneira adequada às suas necessidades na gestão de estoque, converse com um dos
nossos consultores e conheça as soluções que temos disponíveis para sua empresa.

Instagram