fbpx

Cases de sucesso

  Como a modernização pode impactar sua gestão de dados e otimização em processos.

Como a modernização pode impactar sua gestão de dados e otimização em processos.

O Panelão é uma empresa de utilidades domésticas que se destaca na região Norte do país, com um catálogo de 12 mil itens. Fundada em 1989, o Panelão conta com 18 funcionários. Em 1994, o Panelão implantou um sistema de controle desenvolvido sob medida pela Átimo. Em 2002, a empresa passou a utilizar o Trade Solution.

Desafio

No início de 1994, o Brasil ainda enfrentava a inflação e para um comerciante na época, a rotina se resumia em remarcação de preço, pois a cada dia a moeda desvalorizava. O Panelão enfrentava esse problema: a loja tinha cerca de 5 mil itens e seu proprietário, Arrison de Freitas Silva, passava o dia trancado em uma sala fazendo as remarcações de preços.

Solução

O Panelão procurou na Átimo Software uma plataforma que pudesse ajudar na remarcação de preços e no controle de estoque. Na época, a Átimo estava começando a desenvolver o Trade, que já contava com as ferramentas básicas para gestão comercial, capazes de resolver os problemas no Panelão. Após a implantação, a empresa ganhou eficiência. Para se ter uma ideia, a remarcação de preço dos produtos que ocupava o dia inteiro se tornou uma tarefa simples: apenas apertar uma tecla.

A adaptação ao Trade foi e continua sendo muito fácil. Arrison dá o exemplo da contratação recente de duas funcionárias: ambas nunca tiveram experiência com computador. Uma trabalhava anteriormente como secretária do lar e a outra estava iniciando sua jornada no primeiro emprego. Em dois dias de trabalho, a única dificuldade delas é conhecer a mercadoria que a loja oferece. Quanto ao sistema, elas já usam normalmente, como os outros funcionários.

“Com o Trade eu tive condições de ampliar meu negócio. Meu leque de mercadorias passou de 5 mil para 12 mil itens. Cheguei a ter quatro lojas, todas gerenciadas pelo software. Eu sabia quanto tinha de estoque, quanto tinha vendido no dia, quanto era a comissão de funcionários, o que precisava comprar, o que vendia mais, o que vendia menos”, explica Arrison.

A cada ano nova versão, o Trade foi trazendo mais recursos para gerenciar a empresa. “Eu controlo o custo operacional, eu sei quanto me dá no dia, quanto me dá no mês, quanto me dá no ano. Antes eu trabalhava no escuro. Na hora de vender, eu dava 5%, 10% de desconto, sem me preocupar com o que isso representava. Hoje não é assim. Hoje eu tenho que saber o quanto eu ganho. Não me interessa saber o quanto que eu vendo, e sim o quanto eu ganho. E o Trade me dá essa solução”.

“Com o Trade, eu tive condições de cuidar melhor da minha família, da minha casa, da minha vida. Se não fosse o Trade, até hoje eu ia estar na caneta. Teria trabalhado demais e não teria chegado onde eu cheguei, com certeza.”

Arrison de Freitas Silva
Proprietário da loja O Panelão