fbpx

DICAS PARA
ALAVANCAR
SUAS
VENDAS

O mundo sempre está em constante mudança e neste momento o seu ritmo está acelerado. As pessoas estão mudando as suas prioridades, procurando sempre uma forma de simplificar e otimizar sua forma de consumir, mas se tem algo que continua o mesmo, é o desejo de qualidade e confiança que o consumidor procura de toda empresa que irá se relacionar.

Separamos algumas dicas para que sua empresa se destaque no mercado!

Planejamento

É o momento de realizar as ações de forma planejada e realista. Comece o seu planejamento definindo metas a curto prazo e monte um calendário de ações para o seu negócio.
Defina seus custos e a margem de lucro que será possível alcançar, bem como serão suas estratégias para chamar a atenção do cliente, seja através da facilidade de pagamento ou descontos.
Esteja atento aos resultados e se necessário altere o seu planejamento no decorrer da sua execução.
Mais do que nunca o marketing está acontecendo online, por isto não esqueça de incluir no seu planejamento o conteúdo que será publicado nas suas redes sociais e defina o público que deseja atingir em cada postagem. Se possível, avalie se é o momento de investir em propaganda paga para se destacar no seu ramo de atividade.

Estoque

Um fator muito importante na hora de planejar suas próximas ações é ter a clareza do que existe no seu estoque, conhecer o seu custo e definir de foma realista a sua margem de lucro. Para isto é essencial confiar no seu sistema de controle de estoque, que vai simplificar e trazer muita agilidade nesta etapa. Caso tenha dúvidas é o momento de realizar esta conferência e avaliar sua ferramenta de trabalho.
No mercado atual existem ferramentas confiáveis para que o seu controle de estoque seja eficiente e assertivo, como o Trade Solution.
Com estes dados em mãos e atualizados em tempo real será possível avaliar quais produtos o mercado está consumindo e a necessidade da reposição de estoque.
Confira um post sobre como realizar um controle de estoque eficiente Clicando Aqui.

Comunicação

Defina quais os canais de comunicação com os clientes serão utilizados: Instagram, WhatsApp, Facebook, Twiter, e-mail, ligação e outras que estejam adequadas a sua realidade. Saiba que a partir do momento que abrir este canal de atendimento é muito importante que as respostas sejam feitas com a maior agilidade possível, prezando a clareza na informação passada e a cordialidade.
Neste momento é muito importante contar com a sua equipe de colaboradores, atribuir responsabilidades e definir um padrão no atendimento. Os canais de atendimento devem possuir ao menos uma pessoa responsável em checar as mensagens recebidas e responder o mais rápido possível.
O seu cliente quer receber informações precisas e sempre atualizadas, seja através de uma conversa direta ou ao consultar as redes sociais do seu negócio, para isto é essencial que a sua equipe e canais de atendimento tenham as mesmas informações. O seu sistema de controle de vendas deve ser um dos responsáveis em fornecer os dados corretamente e de foma ágil. Por exemplo, um cliente entra em contato para saber o valor de uma mercadoria anunciada no Instagram do seu negócio, a pessoa que atender este cliente deve consultar o seu sistema, confiar nos dados apresentados e fornecer os mesmos valores e condições publicadas na sua rede social.

atraia a atenção certa

Conheça os seus clientes, entenda o que eles querem neste momento, quais são os meios de comunicação mais eficientes para chegar até eles e o método utilizado. Por exemplo, para o seu segmento é interessante e eficiente realizar o contato por ligação ou uma mensagem no WhatsApp com as informações? O seu cliente se sentirá confortável em receber mensagens todos os dias?
É importante que o seu cliente não se sinta apenas mais um em uma lista de contatos, por isto quando o contato ocorrer de forma privada procure direcionar apenas o conteúdo que seja interessante ao perfil. Para refinar estas informações o seu software de controle de clientes deve armazenar as preferências pessoais e histórico de consumo, desta forma os dados se transformam em importantes informações que fazem a diferença no momento de planejar e executar suas ações, como o Trade Solution.
Na hora de utilizar as suas redes sociais lembre que fotos e imagens limpas e com qualidade trazem um impacto visual positivo, chamando a atenção do usuário em meio as inúmeras postagens visualizadas durante o dia. Deixe clara a informação que deseja passar, por exemplo, se o seu segmento é vestuário e quer anunciar uma peça de roupa, ao fazer a foto do produto cuide com o fundo da foto não esteja poluído com informações que tire a atenção como gôndolas ou pessoas.
Não importa se o seu negócio já utiliza estas ferramentas ou está nos primeiros passos, sempre esteja aberto ao feedback para ajustar os meios, periodicidade e método de divulgação.

torne a venda um momento especial

Agora mais do que nunca a venda não é mais apenas uma transação comercial, é uma experiência.
Em tempos de isolamento social ofereça um local seguro para o seu cliente ou a comodidade da entrega, mas lembre de incluir as despesas atreladas a isto ao seu custo de operações para que não ocorram surpresas no fechamento das contas.
Se o atendimento ocorrer de forma presencial, deixe clara sua preocupação com o cliente, fornecendo todas as precauções necessárias para o bem estar de todos. Lembre que os seus colaboradores também devem estar conscientes das precauções para que o ambiente seja seguro.
Pode ser interessante fechar parcerias para que as entregas das suas mercadorias sejam realizadas com agilidade e segurança. Certifique-se de tomar todas as medidas de higiene cabíveis para o momento e deixe isto claro para o seu cliente, demonstrando a preocupação com a segurança de todos.
Avalie se para o seu negócio é viável oferecer algum outro benefício no momento da venda, como os famosos “mimos”. Estes mimos podem ser um benefício na próxima compra ou algo de uso imediato. Lembre de contabilizar este custo adicional para que não ocorra surpresas no final.

Controle dos pedidos e vendas

Esta é uma etapa muito importante para o seu negócio, o controle dos pedidos e vendas.
É essencial que, de forma ágil, seja possível saber a quantidade disponível de cada produto e a sua exata localização no estoque, bem como o seu histórico de vendas e devoluções. Com estas informações em mãos, o responsável pode planejar a reposição de estoque e analisar se a comercialização de determinado produto traz o retorno esperado para a empresa.
O controle das vendas inicia antes mesmo do contato com o cliente, o gestor precisa definir quais são as políticas de pagamento e se cabe a concessão de desconto.
Nesta etapa do processo a pessoa que está em contato com o cliente precisa ter acesso rápido ao controle de estoque e as políticas de pagamento disponíveis. O controle é imprescindível para que não ocorra prejuízo (custo do produto e margem de lucro) ou cause frustração no cliente por uma venda realizada sem estoque. A melhor forma disto acontecer é poder confiar no sistema utilizado pela sua empresa.
Além das vendas é necessário se preocupar com as trocas e devoluções de mercadorias voltando ao seu estoque. Este é um processo que costuma ocasionar furos no estoque, se não for realizado de forma controlada.
Todo este fluxo deve ser controlado pelo seu sistema ERP, que também precisa processar os número e transformar em informações que apontam os acertos e falhas. A análise das vendas, trocas e devoluções é indicador importante para entender a saúde financeira da sua empresa.

Prestigie o seu cliente

O processo de venda não deve finalizar após a entrega do produto.
Incentive o seu cliente a compartilhar a sua satisfação com o produto e a empresa em suas redes sociais, isto é uma forma de divulgação natural. Quando uma pessoa do seu círculo de conhecidos recomenda uma empresa, a confiança aumenta.
Também esteja atento as sugestões e reclamações, por isto mantenha um canal aberto para receber as críticas e sempre tenha um posicionamento cortês ao seu cliente. Caso este tipo de contato seja realizado publicamente nas redes sociais, respire fundo e seja racional, não é o momento de deixar as emoções falarem. É importante que tudo seja analisado e deixe claro para todos os seus clientes o seu posicionamento, mas não esqueça, o melhor é tentar resolver todas as questões de forma pacífica e no privado.

Parcerias

Já pensou em fechar parcerias para divulgação? Estas relações podem ser com outras empresas, como forma de divulgação mútua ou com pessoas influentes na sua região.
É uma forma de divulgação voltada para as redes sociais e mais simples, lembra-se os seus clientes estão cada vez mais de olho nas redes sociais, tanto para se manterem informados quanto para diversão.
Como toda forma de divulgação é preciso analisar qual é o público atingido pela empresa ou pessoa parceira e se é o seu foco. Por exemplo, uma empresa do segmento de construção civil não faria uma boa parceria com um influencer que atinge os adolescentes.

Uma parceria muito importante é com o fornecedor de software utilizado pelo seu negócio. O ERP é software fundamental para o controle dos fluxos da sua empresa em qualquer momento.
Conte com a Átimo Software através do Trade Solution para superar os desafios diários da sua jornada.
Deixe sua mensagem que entraremos em contato.

Instagram