fbpx

OS CRITÉRIOS

PARA ESCOLHER

O ERP IDEAL

Bater o martelo e tomar uma decisão nem sempre é fácil, então imagine o peso nos ombros ao selecionar a ferramenta ERP ideal para a sua empresa. Não existe uma abordagem simples e única quando o assunto é ERP. Hoje em dia os softwares que oferecem soluções estão disponíveis em vários formatos, cada um com seu conjunto específico de capacidades e vantagens particulares. Escolher a solução certa é um processo complicado, que muitas vezes requer estar submerso em pesquisa, o que nos leva sempre além da solução e suas capacidades técnicas, alcançando também o fornecedor. Hoje, queremos ajudar você a encontrar essa luz no fim do túnel, apresentando os critérios mais importantes na hora de você escolher o ERP ideal para a sua empresa.

Mas como saber se eu preciso de um ERP?

Se você é como eu, números não são seus amigos e lidar com eles consome tempo, às vezes muito tempo. Existem alguns números que você deve calcular o tempo inteiro: quantas unidades de cada produto eu tenho no meu estoque, quantas unidades foram vendidas e se isso foi lucrativo ou não para a minha empresa; você tem que lidar com o pagamento mensal dos seus funcionários e em alguns casos com suas comissões, e para isso você tem que mexer na parte financeira interna da sua empresa enquanto ao mesmo tempo você tem que lidar com a parte financeira externa que representa quanto dinheiro está entrando na sua conta de acordo com as vendas. São muitos números e muitos medos, entre eles o terror do prejuízo, mas tudo isso se torna uma tarefa simples se você opta por um software ERP.

Como citado anteriormente, existem muitos processos envolvidos quando o assunto é administrar e/ou gerenciar uma empresa e ainda bem que as empresas estão deixando caneta e planilhas de lado, procurando digitalizar esses processos com segurança acima de tudo. Se você fizer uma pesquisa no Google, você vai ver que existem muitos softwares dedicados a cada um destes processos. O resultado de utilizar vários softwares para resolver cada um dos problemas torna o simples em caótico com o crescimento da sua empresa. Pode ser um problema que ameaça toda a sua cadeia de funcionamento, com falhas de comunicação e lentidão. Para resolver isso, nada melhor do que uma solução ERP integrada para cuidar de todos os processos em uma plataforma única e colaborativa.

Em outras palavras, você deve entender quais são os obstáculos que impedem o seu crescimento, os problemas de cada setor e analisar os benefícios que uma plataforma ERP pode trazer para sua empresa.

os critérios para selecionar uma solução erp

Para facilitar o entendimento e não misturar um assunto com o outro – por mais que eles tenham ligação – decidi dividir em duas partes: fornecedor e software. Escolher um fornecedor de software requer um estudo criterioso sobre sua história, o que compõe a estrutura e compromisso em suas parcerias, afinal, estamos falando de uma parceria estratégica, e sua empresa não pode correr o risco de que seu fornecedor desapareça de uma hora para outra, deixando você sem assistência. Em relação ao software, precisamos entender o que ele pode trazer de benefícios, se o usuário pode ter uma experiência fácil e promissora, seu custo benefício e como ele reage às mudanças do mercado e ao crescimento da sua empresa. Então vamos começar:

5 Características a se considerar ao selecionar um novo (ou o primeiro) fornecedor de ERP

1. A experiência do fornecedor é um ponto relevante, afinal, isso mostra seu sucesso dentro de um mercado tão competitivo.

2. O fornecedor de escolha acompanha o avanço tecnológico ou ele está parado no tempo quando o assunto é inovação?

3. Muitos fornecedores vão anunciar que eles possuem a melhor solução, mas o ponto aqui é identificar se a solução apresentada pelo seu fornecedor é a que se alinha perfeitamente com os conceitos e processos da sua empresa.

4. Qual fornecedor conhece melhor o seu segmento.

5. Os preços são muito variados. O preço da plataforma ERP mais cara pode ser até 10 vezes maior que a solução mais “econômica” do mercado, mas atenção: não pense que o software mais caro é necessariamente o melhor.

5 Itens a se considerar ao selecionar um novo (ou o primeiro) ERP

1. Suporte: uma empresa comprometida com seu crescimento deve garantir que você está satisfeito com seu software. Eles respondem de maneira rápida e consistente? Como você acha que será quando sua empresa crescer? Programas de treinamento e manutenção são o básico, então é importante que você identifique todas as formas de suporte disponíveis pelo fornecedor do software.

2. Escalabilidade: um dos pontos mais importantes de um ERP é evitar riscos e assegurar o sucesso. Sua plataforma ERP deve acompanhar seu crescimento e fornecer soluções na mesma proporção que novos obstáculos aparecem.

3. Controle: o software deve garantir que todos os setores e dados estejam centralizados para que decisões sejam tomadas com mais rapidez e eficiência. Não menos importante, verifique quais são as formas de proteção de dados da sua empresa, de modo que ela possa operar o tempo todo sem risco de perda de dados.

4. Otimização: o ERP ideal deve facilitar a vida dos seus colaboradores e não dificultar. A ideia da digitalização e automatização é fazer com que as tarefas que consomem muito tempo sejam realizadas em segundos. Também é importante que seja simples no seu uso, simplificando o jeito que os processos são realizados, aumentando a produtividade dos seus colaboradores.

5. Atualização: o mercado muda constantemente – seja na criação de novos processos ou nas mudanças da legislação, então é interessante saber como é  a política de atualização do software para que você não esteja adquirindo uma ferramenta que logo vai estar defasada ou, o que é pior, faça sua empresa operar na ilegalidade.

Solução ERP é com a Átimo!

O ERP é uma ferramenta preciosa que garante para sua empresa crescimento mais rápido, além de clareza nas informações e transações feitas em seu negócio. Se você pretende adotar um sistema ERP ou melhorar o que já tem, conte com a Átimo. Nossas soluções são flexíveis e se adequam à realidade da sua empresa, além de oferecer o melhor custo-benefício do mercado.

Problemas de gestão?

Átimo Software

tem a solução!

Instagram